Uma série de transformações ocorrem no teu corpo, o peite incha, os mamilos ficam escuros e saídos, as ancas alargam e a pouco e pouco surge uma barriguinha. Podem surgir naúseas, vómitos, e sensibilidade a cheiros.
Uma coisa é certa os intestinos quase que “param” e mais que nunca é importante fazer uma alimentação com muitas fibras para que funcionem correctamente durante todo o período de gravidez.
É muito importante fazer uma alimentação cuidada, assim como a ingestão de bastante água ao longo do dia.
Para ajudar a barriguinha a mexer sugiro a ingestão de farelo de trigo e de sementes de linhaça moídas (na sopa, ou no iogurte):
- colocam-se duas colheres de sopa de farelo na sopa diariamente e uma colher de chá de sementes, dose esta última que pode ser aumentada até surgirem os efeitos desejados;
- o farelo de trigo dá “corpo” às fezes;
- as sementes de linhaça são emulientes e fazem com que a expulsão seja mais fácil e menos dolorosa.
Se mesmo assim subsistir alguma dificuldade, não há nada como contactar o médico assistente para mais recomendações sobre este tema.
Há também a possibilidade de azia, sobretudo (a mim) mais para o final do tempo. Deves fazer pequenas refeições, várias vezes ao dia, para tentar evitar esta situação. O médico assistente também poderá recomendar um anti-ácido, caso a situação seja persistente.
As pernas e mesmo os braços começam a inchar devido à retenção de líquidos. Se trabalhares sentada tenta colocar as pernas em cima de um banco, ou outro objecto que sirva os mesmos propósitos isto é, elevar as pernas. Podes também utilizar meias de contenção. De novo a ingestão de bastantes líquidos é muito importante, porque não só ajuda o trânsito instestinal como também ajuda a diminuir o(s) inchaço(s). É importante dormir com as pernas em cima de almofada(s). Não deixes de comunicar ao médico assistente algum desconforto que sintas, para que seja feito o correcto acompanhamento da situação.
Podem surgir contracções e cambriãs, que novamente devem ser reportadas ao médico assistente. Em princípio o tratamento, será à base de magnésio que deverá ser tomado até perto do final de tempo. Este "tratamento" deve ser interrompido antes do final do tempo pois iníbe as contracções. Nas consultas de rotina, relembra sempre ao médico assistente os medicamentos que tomas para ajuste da medicação. O ácido fólico, esse será o fiel companheiro desde o início até ao fim da gravidez. Já agora, e se estiveres a planear ficar grávida começa desde já a ingerir ácido fólico.
Podem surgir dores de costas, sobretudo quando a barriguinha começar a pesar. O médico assistente poderá indicar o uso de cinta para minizar as dores.
Preparar a amamentação: Mesmo que tenhas bicos planos ou invertidos a amamentação é sempre possível, se estás a pensar em amamentar não desmoralizes porque:
- pode acontecer que no pós parto os bicos do peito saiam finalmente, e mesmo que tal não aconteça;
- podes (e deves :-)) conseguir fazer com que a criança consiga pegar no peito, ou naturalmente, ou com a ajuda de bicos de falsos (compram-se na lojas de artigos para bebés ou nas farmácias);
- se nenhum dos anteriores funcionar, tente extrair o leite através de uma bomba e dá em biberão. O leite materno é a melhor alimentação para a criança, seja na maminha ou de biberão.
- Encontras mais informação aqui : http://babysteps-babylounge.blogspot.com/2009/04/mamilos-planos-ou-invertidos.html
Sem comentários:
Enviar um comentário