sexta-feira, 31 de julho de 2009

Preparar a recepção do bebé: Banho


Apesar de os bebés não se sujarem por aí além, mesmo com as devidas excepções contempladas (bolsar ou outro enchimento de fralda até às costas, entre outros), é ponto assente estabelecer desde o nascimento a hora do banho. Nesse sentido será necessário procurar comprar uma banheira de bebé, toalhas de banho e respectivos cremes (lavagem, hidratantes, outros).

Que situações ter em conta aquando da escolha da banheira ?

Bem, eu guiei-me pelos seguintes pontos:
  • Tamanho e tipo da banheira: nem pequena, nem sem suporte lombar, e definitivamente com ralo por onde escoar a água. Existem no mercado banheira bem pequeninas (o tempo de vida útil não é grande e correspondentemente o investimento não compensa), já para não falar do suporte lombar. Quanto ao suporte lombar procurei uma banheira com esta zonas em material anti-derrapante. De notar que existem vários tipos de banheiras, como as tipo "balde", as insufláveis (óptimas para levar em viagem), só a secção de apoio lombar, entre outras. Os conjuntos tipo armário com banheira embutida e troca fraldas como tampa podem ser também uma boa opção. No meu caso não vi mais valias nestes conjuntos porque a cama que escolhi já incluía armário e zona de troca fraldas, mas também porque me suscitaram dúvidas sobre a potencial falta de jeito de ter o troca fraldas como tampa. As mais valias, deste tipo de conjuntos, são óbvias para quem não considerou ou não tem (ainda) espaço de troca fraldas e para produtos de limpezas e afins, alguns chegam mesmo a ter rodinhas o que os torna bastante transportáveis (exº enche-se a banheira com água na casa de banho e leva-se o carrinho para o quarto do bebé pré-aquecido, acaba-se o banho e volta-se a trazer a banheira para despejar a água na WC).
  • Local do banho: colocar a banheira de bebé dentro de uma banheira pode acarretar várias dificuldades para os pais, sobretudo devido à posição em que vão ter de se colocar para poderem dar o banhinho ao bebé. Nesse sentido tentei procurar uma banheira que pudesse ser colocada em base alta / pernas amovíveis. Com a minha bebé a nascer no início do Outono escolhi colocar a banheira no quarto pois estaria/seria, como local, mais aquecido do que a casa-de-banho.
Onde procurar banheiras ? Na zona de Lisboa de arredores, nas Chicco, Bebeconfort, PréNatal e outras lojas de puericultura disponíveis em Centros Comerciais e zonas de comércio da grande cidade (e cidades satélite), em hipermercados, na H&M, no C&A, no Toys'R'Us e no IKEA.

E as toalhas de banho?

Bem existem mais pequenas, maiores, aventais-toalha (colocam-se como um avental nos papás para impedirem os salpicos e recebem o bebé assim que concluído o banho).
  • Material: De novo é imperativo ter em conta o material com que é feita a potencial toalha, isto é, algodão, algodão e se possível 100% algodão.
  • Tamanho: O tamanho é outro factor de decisão, o bebé cresce muito no primeiro ano de vida, uma toalha bem grande servirá como excelente aconchego ao bebé recém-nascido e poderá ser utilizada até ao primeiro ano de vida ou até mais.
Onde encontrar toalhões? Na zona de Lisboa e arredores só encontrei grandes toalhões de banho na Xisquatro no Centro Comercial Continente de Loures, isto é, no Continente, H&M, C&A, IKEA e lojas na baixa de Lisboa e Morais Soares não consegui encontrar toalhões tão grandes, nem tão fofinhos e de tão boa qualidade, não indicando com isto que entretanto não tenham passado a haver :-).

Finalmente os cremes: Os cremes de lavagem deverão ser opção muito pessoal, ou mesmo exclusiva do ponto de vista dermatológico do seu bebé. Nesse sentido optei por não indicar quais os que uso pois não pretendo de todo publicitá-los nem influenciar a escolha de futuros papás. Sugiro que discuta o tema com o médico assistente para uma aproximação e opinião mais cientificamente corraborada em relação a este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário