segunda-feira, 27 de julho de 2009

Preparar a recepção do bebé: Roupa de cama

Depois de comprada a cama e/ou berço ou alcofa há que comprar os respectivos lençóis, edredons e cobertores.

Tirar as medidas da(s) caminha(s) antes de ir às compras e procurar sempre artigos 100% algodão.

Locais de compras na zona de Lisboa:

  • No inicío da Morais Soares (como quem vem da Praça do Chile / saída do metro na estação de Arroios) existem algumas lojas dedicadas a artigos de criança que praticam preços vs qualidade bem interessantes.
  • No ToysRus vendem-se pacotes que incluem normalmente lençol capa, edredon, cobertor e contorno de cama. O edredon não é grande coisa em termos de aquecimento e os contornos de cama não são dos mais fofos, mas a relação preço e qualidade dos artigos é bastante interessante sobretudo se aproveitarmos as alturas de saldo.
  • No Continente existe bastante oferta seja da marca Zippy ou outras.
  • Os protectores de cama da Prénatal são bastante fofos, compridos e altos, apesar de um pouco caros.
  • A Bebeconfort tem entre outros, protectores de cama que não deformam. Compridos e altos, podem ser uma boa alternativa aos da Prénatal.
  • No IKEA também existe uma grande variedade de roupa de cama. Não recomendo os protectores de cama! Apesar de poderem circunscrever toda a cama, são minímos em relação a fofura e altura, isto é, acabam por não proteger a criança.
  • E claro, os catálogos online Vertbaudet e LaRedoute.

Eu gosto de lençóis capa pois ajustam-se bem à caminha, e mesmo com um bebé mexido estes acabam por ficar sempre no lugar.

Não esquecer de compra um par de protectores de colchões para aqueles chichis, cocós, bolsares ou vómitos. Eu comprei os meus protectores de colchão no Continente, e são bastante bonzinhos, são lençol capa e têm a parte que entra em contacto com o colchão platificada. Mesmo assim e porque o seguro morreu de velho coloco sempre resguardos entre o lençol capa e o protector de colchão. Os resguardos são dos mesmos que uso no troca fraldas (aquando da troca de fralda respectivamente).

Quantos conjuntos comprar ? Pelo menos ...

  • 2 protectores de colchão
  • 4 conjuntos de verão (algodão) e 4 de inverno (flanela), e tentar ter sempre pelo menos 3 disponíveis/lavados.
  • 4 cobertores 100% algodão
  • várias mantinhas ou cobertas para envolver o bebé na alcofa, ovo ou bercinho
  • 2 protectores de cama
  • 2 envelopes fofos e quentinhos, de preferência com ranhuras se o bebé nascer em altura de frio

Evitar estampados pois podem causar alergias e (de novo) tente sempre comprar 100% algodão.

Mantinhas e cobertas são sempre úteis para quando o bebé está no ovo, numa cadeirinha de baloiço, entre outros locais para além da cama.

Ainda não consegui comprovar (no meu bebé) a eficácia dos sacos de dormir. Dependerá concerteza de caso para caso. Dizem serem indicados para colocar o bebé quando este está/é agitado, pois assim seguramente que não se destapa. O problema é que conforme o bebé vai crescendo, ficar imobilizado, mesmo que durante a noite, pode gerar (ao bebé) desconforto.

Também existem envelopes e cobertas próprias para acomodar o bebé no ovo, carrinho, esperguiçadeiras e baloiços, que dispõem de ranhuras por onde passam os cintos de segurança, ficando o bebé bem quentinho e seguro. O meu bebé nasceu no início de Outuno e eu tive durante todo o Inverno um envelope desses com ranhuras no berço baloiço.

Sem comentários:

Enviar um comentário