
Eu registei praticamente desde o nascimento da minha bebé (a partir do 4d de vida) a alimentação de forma diária, de forma mensal a personalidade/desenvolvimento, os padrões de sono, e o gosto por brinquedos/brincadeiras.
Este meu registo de informação permitiu-me partilhar de forma bastante assertiva o evoluir da minha pequenota com o médico assistente.
A minha sugestão de registo (folha A4):
* Dia x
* Coluna Alimentação | Coluna Cocó
* hh:mm -> o quê / quant. ou min. | I, II, ... / consistência
A não esquecer:
Se está a amamentar:
- Deverá em média amamentar até 30 minutos de uma mama, colocar o bebé para arrotar e oferecer a 2ª mama. Da próxima vez que o bebé quiser mamar deve começar por oferecer a mama em que mamou pela última vez.
- Se por acaso tiver o peito gretado, coloque ao ar para secar, evite colocar cremes, a não ser que tenham sido recomendados pelo médico assistente. O melhor creme hidratante do peito é o próprio leite materno. Para lavar, utilize apenas água.
- Se sentir dor aquando da amamentação e o peito estiver muito gretado pode utilizar bicos protectores, no entanto esta situação poderá estar associada a uma "má pega", e a minha sugestão é que contacte especialistas em amamentação para que a ajudem com assistência e/ou informação especializada. Sugestão de contactos: SOS Amamentação e Baby Steps .
- O primeiro cocó de um recém nascido é o chamado mecónio, é pastoso e bastante escuro. À medida que o organismo de bebé começa a processar a nova alimentação, este passa a amarelo ou amarelo esverdeado mais para liquido e com grumos.
- Não fique preocupada se o bebé fizer cocó verde, este tem a ver com a alimentação materna (o verde das verduras passa através do leite) ou com o leite adaptado que estiver a tomar.
- É normal que um bebé alimentado a peito faça cocó sempre que for amamentado pois a sucção despoletará os movimentos gastro-intestinais que favorecem a expulsão do cocó.
- É também normal que o bebé passe 1 dia sem defecar. Pode ser necessário estimular o ânus com a pontinha da embalagem de bebegel.
- Para ajudar a libertar gases, que tanto incomodam os bebés e supostamente geram as chamadas cólicas, utilize uma embalagem de bebegel da seguinte forma: remova o gel e corte, com a ajuda de uma tesoura, a extremidade oposta à ponta. Massage o ânus do bebé com a ponta, ou introduza um pouco e suavemente (coloque por exº um pouco de creme barreira).
- Evite utilizar o gel do bebegel, e nunca sem antes consultar o médico assistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário