
A ordem é normalmente a seguinte:
- os incisivos centrais inferiores
- os incisivos centrais superiores
- os incisivos laterais inferiores
- os incisivos laterais superiores
- os primeiros molares
- os caninos
- os segundos molares
A minha pequena foi mesmo:
- 7m e meio, primeiro incisivo inferior central
- 8m, segundo incisivo inferior central
- 12m, incisivo superior lateral
- até aos 15m, todos os incisivos superiores
- entre os 15 e os 16m, incisivos laterais inferiores e os 3 primeiros molares
Na sua ansiedade de minimizar o desconforto, o bebé, terá / tem tendência a levar as mãos e brinquedos à boca, e tudo o mais que apanhe. Por mais limpa que a nossa casa esteja, este tipo de atitude por parte do bebé, faz com que este esteja mais susceptível a apanhar doenças, daí que muitas vezes se diz que com o rompimento dos dentes é normal o bebé ficar doente e /ou constipado.
Existem ainda outros factores como o excesso de saliva que pode causar borbulhinhas na cara do bebé, e que ao ser ingerida e digerida pode provocar cocós ácidos /assadura da fralda.
É normal que o bebé perda o apetite.
Para o aliviar pode dar-lhe um anel de dentição ou recorrer a um gel anestesiante, com a recomendação do seu médico assistente / farmacêutico.
Deve iniciar de imediato a higiene oral após o surgimento do primeiro dente. Sobre este tema, consulte a Circular Normativa nº 01/DSE de 18/01/2005 via site da Direcção Geral de Saúde:
- Aceda ao site e na zona de pesquisa coloque 18/01/2005 e seleccione a opção Circular Normativa, em seguida clique nos botões disponíveis para efectuar a pesquisa.
- Na pág. 18 encontra-se um quadro que indica, dependendo da etapa em que a criança se encontra (0-3anos, 3-6anos, >6anos), a frequência de lavagens, material a utilizar, tipo de dentífrico e quantidade, e se são recomendados ou não suplementos e em que condições.
- Não deixe de ler o documento na integra pois contem muita informação sobre saúde oral, para além da referida tabela :-).
Sem comentários:
Enviar um comentário