segunda-feira, 15 de março de 2010

Escolha de infantário

A escolha de infantário é um passo muito importante, pois é um local onde o seu bebé vai passar grande parte do dia durante a infância e por isso mesmo se pretende ser um local onde as suas necessidades básicas possam ser cumpridas, mas não só.

Segue a minha checklist:

O que é que o infantário fornece?:
  • Fraldas: Em caso negativo, não se esqueça de identificar o pacote de fraldas do seu bebé com uma caneta de acetato.
  • Roupa de Cama: Em caso negativo, não se esqueça de identificar as roupas de cama do seu bebé com uma caneta de acetato na zona das etiquetas.
  • Cremes: Se sim, e se for sua preocupação, procure saber a marca e se usam creme barreira para quando os rabinhos ficam assados, ou se têm os pais de fornecer. Em caso negativo, não se esqueça de identificar os produtos do seu bebé com uma caneta de acetato
  • Biberões: Se sim, veja se são do tipo que o seu bebé gosta. Há bebés que têm um afecto especial por determinado biberão / tetina e só aceitam ser alimentados com esse tipo de biberão / tetina. Se não, pergunte se lavam e esterilizam, ou se os pais terão de efectuar tal diligência. Para identificar os biberões do seu bebé utilize uma caneta de acetato (água da/o ..., leite da/o ...)
  • Alimentação: No caso de ser fornecida, peça a ementa semanal para ver o planeamento. Peça para ver as ementas das salas de 1 a 2 anos, pois nessa altura alguns infantários introduzem à hora de almoço sobremesas como gelatinas, leites cremes e outras doçarias que serão mais bem substituídas, do ponto de vista nutritivo, por peças de fruta. Tenha também em conta se os lanches são equilibrados, e se o pão é de mistura, ou se se aposta muito na bolacha Maria e pão branco.
  • Babetes: Em caso negativo, compre babetes com pelo menos interior plastificado e não se esqueça de identificar os babetes do seu bebé com uma caneta de acetato.
  • Saco, Mala ou Bolsa: Em caso negativo, compre um saco, mala ou bolsa com interior plastificado, onde deverá incluir e transportar para o infantário pelo menos 2 mudas de roupa do bebé. Preferencialmente forneça outro saco, mala ou bolsa para transporte de roupa suja.
  • O que fazem quando um bebé adoece? Medem se tem febre e a partir de determinada temperatura dão ben-u-ron ? Telefonam de imediato aos pais para que o possam ir buscar ? Pedem para levar declaração médica de que a criança pode frequentar (de novo) o infantário após doença confirmada (da criança) ? Pedem para se fazer acompanhar de receita médica / declaração de medicamentos a tomar, caso a criança esteja bem / isto é, não represente fonte de contaminação para restantes crianças, mas medicada pelo médico assistente ? Informam os pais se alguma criança, que conviva com o seu bebé, contrair uma doença infecto-contagiosa?
Tamanho da sala de brincar:
  • Há espaço para todos os bebés poderem brincar, gatinhar, movimentar livremente, respeitando as condições de segurança ?
  • Há brinquedos pendurados nas paredes para estimular os bebés ?
  • O que lhe parecem as condições de higiene a olho nu ?
  • E os bebés que já frequentam a sala, parecem-lhe felizes?
Tamanho da sala de dormir:
  • Avalie o tamanho da sala, o tamanho e espaçamento das camas.
Zona de comer:
  • Onde é que os bebés comem ? Existe uma sala própria ou é na sala dos bebés ? Misturar a zona de alimentação com a sala onde o bebé também brinca pode comprometer as condições de higiene.
Zona de higiene:
  • Onde é feita a higiene dos bebés ? Em sala própria / isolada da sala de brincadeira dos bebés? Misturar a zona de alimentação com a sala onde o bebé também brinca pode comprometer as condições de higiene.
Quantas educadoras / auxiliares?
  • Para um máximo de 4 crianças o infantário deve ter pelo menos uma auxiliar, por lei.
  • Para 5 e até um máximo de 8 crianças o infantário deve ter, por lei, pelo menos duas auxiliares.
  • Existe educadora e plano educativo para a sala dos bebés ? Apesar de serem bebés e estarem mais susceptíveis a que as suas necessidades básicas (alimentação, repouso, carinho, condições de higiene) sejam satisfeitas, também são seres em evolução, sedentos de informação, e por isso deve haver um plano educativo adaptado à etapa em que estes se encontram (leitura de livros, identificação de sons/animais, estimulação pela música com acompanhamento gestual, brinquedos e brincadeiras adequadas).
  • A existência de uma educadora totalmente dedicada à sala dos bebés, com plano pedagógico identificado e fornecido aos pais para leitura + planeamento semanal das aulas, só vem provar que o infantário se preocupa com as crianças para além da satisfação das suas necessidades básicas.
Actividades extra-curriculares:
  • Que actividades extra-curriculares existem? Quais as que estão incluídas na mensalidade e quais as que são de pagamento extraordinário e respectivo preço ? Em que horários ?
  • Horários: Quais os horários de funcionamento do infantário ? Existe uma sala "polivalente" onde as crianças são recebidas até irem para as suas salas ? Se sim, qual o horário em que esta sala funciona, e respectivamente a sala onde ficará o seu bebé ? Que idades de crianças estão patentes nesta sala ? Peça para visitar a dita sala e avalie o tamanho e as condições gerais do seu funcionamento.
  • Existe área exterior ? Os bebés são levados para a área exterior ? Está disposta a que o seu bebé seja potencialmente exposto a área exterior onde estão a brincar desenfreadamente outras crianças potencialmente até aos 6 anos de idade ;-) ?
Geral:
  • O infantário tem uma base educativa / plano educativo global ?
  • O ensino vai até que idade ? Até ao pré-primário, ou extende-se ?
  • Se puder tente acompanhar uma hora de refeição e se houver sala polivente, tente ver o ambiente da dita sala.
  • Em que dias fecha o infantário ?
  • A mensalidade de Agosto é difundida pelos restantes meses do ano ?
  • Como se faz a comunicação ? Regular por email, falando pessoalmente, por caderno, todas as anteriores ?
  • Existe site com zona de pais ? Existe plano de aulas semanal ? E a ementa está disponível ?
A minha experiência:

Fracassada:
  • A minha pequena esteve num primeiro infantário onde tinham desde bebés até crianças de pré-primário.
  • As crianças eram colocadas numa sala polivalente (todas ao molho) até à hora de irem para a sala respectiva (por vezes por volta das 10h30m), sendo os bebés colocados em cima da cadeiras altas, expostos às diabruras dos restantes. A partir das 16h, os bebés eram removidos da sala dos bebés e colocados novamente na sala polivalente ou no espaço exterior.
  • As crianças eram alimentadas na sala dos bebés. Na mesma sala, havia um separador / armação em alumínio, para a zona de higiene. Este separador obrigava as auxiliares a estarem de costas para os restantes bebés.
  • Este colégio não fornecia roupa de cama, nem fraldas, nem cremes, nem biberões, nem outra alimentação para além do almoço. O leite (caso o bebé bebesse leite em pó), a papa e iogurtes antes dos 12 meses tinham de ser levados pelos pais.
  • A ementa estava disponível no colégio para visualização.
  • Não havia abertura para falar com as auxiliares e a comunicação era feita por escrita via caderno de comunicação.
  • O plano educativo para a sala dos bebés era muito limitado, não referenciava pedagogos ou planos educativos, e não havia planeamento semanal de actividades. A educadora era a mesma da sala dos 4 anos, e omissa na educação da sala dos bebés.
  • As auxiliares via-se que gostavam bastante dos bebés e os bebés delas, e preocupavam-se em manter um ritmo educativo adaptado, apesar de não terem linhas definidas para tal.
  • As salas eram amplas, e dos colégios à volta, da minha área de residência, foi o que me ficou "nos olhos" quando andei à procura de infantário.
  • A ementa de almoço a partir dos 12 meses incluía dia sim dia não, gelatina e leite-creme.
  • Depois de estar cansada de fazer tudo por tudo por chegar mais tarde para que a minha bebé fosse logo para a sala dos bebés, e chegar o mais cedo possível para evitar que fosse para uma cadeira alta no meio dos "gandulhos"(incluindo ter refilado da situação, perante as directoras no colégio, na reunião de pais, onde outros demonstraram exactamente as mesmas preocupações, e outras peripécias), acabei por tirar de lá a minha pequena.
Feliz:
  • Encontrei, um pouco mais longe da minha área de residência, um colégio em que não preciso de levar mais nada, a não ser a minha pequena, e as trocas de roupa.
  • As dimensões do colégio são bem boas, e há uma educadora por sala, para além de uma auxiliar.
  • A sala de higiene é incluída na sala, mas tem uma janela própria por onde a auxiliar, ou educadora, podem ver todo o panorama da sala enquanto acompanham a criança que está na casa-de-banho.
  • O colégio tem plano educativo geral e por sala, com planeamento de sala semana, disponível para download via site de acesso privado.
  • A ementa está igualmente disponível para download semanal, e existe uma preocupação nutricional: dá-se privilégio à fruta, legumes e pão de mistura, a bolacha quando há, é de água-e-sal.
  • Dá-se privilégio à conversa informal com os educadores para saber e dar conhecer o estado da criança.
  • Antes das 9h30m da manhã e após as 17h a criança é levada para uma sala polivalente até aos 3 anos.
  • Copa para alimentação exclusiva para crianças até aos 3 anos de idade.
  • A mensalidade inclui o mês de Agosto aplicado a restantes meses do ano, e fazendo as contas acaba por sair mais barato do que o outro colégio onde tinha de levar praticamente de tudo.
  • As directoras são preocupadas e praticamente não passa uma semana em que não nos encontremos pessoalmente ou que não receba uma mensagem por mail.
  • A educadora faz uma avaliação formal por escrita a cada 6 meses.
  • Sempre que houve doenças infecto-contagiosas (Gripe A) fui rapidamente informada pelo colégio.
  • Estão incluídas as actividades de música e ginástica.
  • Os bebés estão felizes, e isso nota-se :-).

1 comentário:

Mamã disse...

As coisas que se encontram online, deixo para completar o artigo: Conhecimentos sobre doenças
de exclusão escolar temporária
em creches e jardins-de-infância
da área de influência do Centro
de Saúde do Lumiar: http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=4&ved=0CC8QFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.apmcg.pt%2FDownload.aspx%3Ffile%3D%2BH9KsPBBThmkjxXxYr2tnWqcllg8AFhHulvnn9qbno%2Fe7ds625NqelAxE4FdG3zVcCNe1vuZHfRslwZkfd3C66%2BLthwgIWdu0k5u2ZpqA9o2NQnL3imIh3eRC392Bx5O%26name%3DConhecimentos%2520sobre%2520doen%25C3%25A7as%2520de...&rct=j&q=lei%20infant%C3%A1rio%20febre%20ou%20doen%C3%A7a%20infecto-contagiosa&ei=rWhRTY7QOMWo8AOA7KGjCw&usg=AFQjCNEOWutwbKtcM7_bmBGh_z5-rARtJA&cad=rja

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